RISCOS DO YOGA PARA A INCANSÁVEL NATUREZA HUMANA
Yoga é uma filosofia, uma maneira de ver e viver a vida, adotada por aqueles que buscam a evolução espiritual. Hatha Yoga é uma modalidade…
EU SOU UMA PESSOA DE NATUREZA ANSIOSA.
Vamos deixar claro o que é ansiedade: “estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela ‘antecipação’ de uma situação perigosa ou desagradável.”
Eu antecipo mesmo a maioria das situações, principalmente aquelas em que é totalmente minha a responsabilidade de execução da ação. E vamos combinar: de perigo mesmo, são raras as situações.
E então, algumas pessoas me questionam, e questionam obviamente o potencial do yoga como ferramenta de tratamento desse estado ansioso. “De que adianta praticar yoga, se você que já é professora, continua ansiosa?”
Claro que eu continuo ansiosa. A prática do yoga não mudou minha altura, nem o meu tipo de cabelo. Meu nariz e minhas orelhas continuam no mesmo lugar. Mesmo depois de 20 anos de yoga, continuo gostando dos mesmos sabores, e continuo com minha natureza ansiosa.
A diferença, é que hoje, depois de 25 anos de yoga, a ansiedade não me impede de continuar feliz, e nem preciso tomar remédio pra lidar com ela.
Eu não fujo dessa minha natureza.
Eu vivo a ansiedade quando ela vem. Eu mergulho nela, tentando entender por que essa situação me afeta, por que eu respiro diferente, por que meu apetite muda?
Encontrando essas respostas, eu então mudo meu comportamento, mudo minha atitude mental, mudo minha respiração e minha alimentação, e assim, pronto, a ansiedade passa, a situação fica dominada, e eu não adoeço.
A prática de yoga não muda minha altura, mas muda meu estado de contentamento em relação à minha altura.
A prática de yoga não muda minha natureza ansiosa, mas muda minha atitude em relação a ansiedade.
Deve haver algo que eu tenha que aprender com essa natureza ansiosa. Camuflá-la com medicamentos, ou entregar-me aos desequilíbrios que ela pode causar não levam a ansiedade embora, apenas encobrem sua existência.
E não estou aqui pra fazer propaganda do yoga, mas sim pra fazer você procurar alternativas para lidar com a ansiedade. Escolha o mecanismo que mais lhe agrada, mas busque o entendimento da situação, da sua reação, e a transformação.
Não se contente apenas com os medicamentos.
Mude, o que precisa ser mudado, e curta a sua ansiedade, sem medo de ser feliz.
NAMASTÊ!
POR QUE VOCÊ PRATICA YOGA?
É claro que neste texto refiro-me exclusivamente ao Hatha Yoga, modalidade que atua no corpo físico, através dos asanas, pranayamas, mudras e kriyas.
Então, porque você pratica Hatha Yoga?
Em geral, um ortopedista, ou cardiologista indicou que você praticasse. Os endocrinologistas, neurologistas e psiquiatras também costumam indicar o yoga como ferramenta auxiliar aos seus tratamentos convencionais.
Mesmo assim, eu ainda insisto na pergunta: Por que você pratica yoga? Você talvez ainda não saiba que o asana (postura física, estática e firme) atua nos três subplanos mais densos (sólido, líquido e gasoso) do plano físico, dos mais de 30 subplanos que sua consciência pode experimentar. Então, se o asana acontece no corpo físico, é evidente que assim, todos os seus benefícios refletem-se imediatamente em seu corpo físico. Isto é perfeito.
Mas seus outros corpos continuam interligados ao seu corpo físico e também são afetados, influenciados e beneficiados nesta prática. E isto é maravilhoso!
Enquanto pratica um asana, porque tem um desvio na coluna, esteja presente de corpo (o que é muito fácil), de mente (o que exige um pouco de concentração) e de alma (o que exige um pouco de entrega).
Mantenha sua mente concentrada na observação de cada detalhe da postura, absorvendo toda informação gerada através de sensações do asana. Essa é a função da mente: observar e absorver informações.
Coloque também sua alma presente no asana. A alma se regozija ao perceber as sensações de alegria interior, de harmonia, de paz e bem estar alcançadas no asana. Sua alma se reconecta através do asana praticado desta forma, com sua essência mais profunda e verdadeira.
Nesta simples brincadeira, você levou sua consciência para passear em outros planos, desfrutando de seus outros corpos. E é claro que a prática constante, torna este passeio muito mais fácil.
Percebeu que você está usando o seu corpo físico, e extremamente denso, para alcançar outros níveis, muito mais sutis, de consciência? Pare por um segundo agora, e leve sua consciência para os seus pés, e sinta-os. Agora leve sua consciência para suas mãos, e sinta-as. Viu como sua consciência precisa viajar e estar presente para que você sinta as partes do corpo? Mas você pode perguntar: ” e pra que alcançar outros níveis de consciência?” Para experimentar a vida plenamente. Para desfrutar este presente Divino em todas as suas possibilidades. Para descobrir o que é eterno e verdadeiro. Para distanciar-se do sofrimento. Para sentir a felicidade.
Praticar o Hatha Yoga apenas para aliviar suas dores da coluna, é como desfrutar as delícias de um bolo, só olhando para ele. Minha sugestão: devore o hatha yoga como você devora seu prato predileto.
NAMASTÊ!
Yoga é uma filosofia, uma maneira de ver e viver a vida, adotada por aqueles que buscam a evolução espiritual. Hatha Yoga é uma modalidade…
Nunca se falou tanto, pesquisou-se tanto e praticou-se tanta meditação como atualmente. Para todos os lados que se olha, existe um curso, "10 dicas", prática…